top of page

O QUE VISITAR EM LIMA - PERU

1. Igreja e Convento de São Francisco de AssisO Complexo de San Francisco de Assis é um dos pontos turísticos obrigatórios para quem visita Lima. Independentemente da religião, conhecer o lugar é se deparar com um conjunto arquitetônico inigualável, que guarda obras de arte e uma fonte de história incrível.

Comece seu passeio pela igreja, com pé direito altíssimo, e confira os detalhes de seu altar e das capelas, além da fachada em estilo barroco. Depois visite as catacumbas, antigamente usadas como cemitério - hoje em dia tem milhares de ossos em exposição. O passeio pelas catacumbas é um tanto mórbido; o ambiente é escuro e pequeno, mas é tão singular e diferente que vale a pena conhecer.

 

 2. Pachacámac -  As ruínas de Pachacámac, a 40km do centro de Lima, são como uma grande cidade, com diversas pirâmides, templos e praças construídas em adobe. As antigas construções sofreram com terremotos e hoje em dia não estão na sua melhor forma, mas em algumas é possível visitar e ter uma ideia mais precisa da grandiosidade desse sítio arqueológico. Como o ponto turístico fica fora do centro da cidade, você pode contratar um táxi para levá-lo ou ir em um passeio turístico, que normalmente inclui não apenas o transporte, mas também um guia.  Não deixe de subir na pirâmide maior e ter uma vista de toda a região antigamente ocupada pelos limas. 

3. A Puente de Los Suspiros é um local famoso do bairro boêmio de Barranco, onde as pessoas se reúnem para curtir a noite. Nos arredores da ponte há vários bares e restaurantes; as pessoas gostam de caminhar pela região vendo o movimento enquanto escolhem um local para ficar. 

4. O Parque da Reserva é um dos lugares mais surpreendentes de Lima. Não importa a idade ou a companhia, caminhar pelo lugar é como retornar à infância e sentir-se criança outra vez. O parque possui diversas fontes aquáticas, cada uma com uma iluminação especial, provocando um belo espetáculo aos olhos como resultado final. Há fontes de diversas cores e de diferentes formas ao longo da noite, sempre com o poder de encantar os visitantes. 

A melhor hora para ir ao parque é durante a noite, quando a iluminação das fontes é mais bem visualizada e em um dos três shows noturnos. Nos shows as fontes dançam conforme o ritmo da música e os hologramas feitos na água animam o público.

5.  Palácio do Governo -  também conhecido como Casa de Pizarro, fica em frente à Praça Maior e é a residência oficial do presidente peruano. O edifício foi inaugurado em 1938 e tem uma fachada colonial, perfeita pra tirar algumas fotos. 

As visitas são restritas, feitas somente nos fins de semana. 

6.  O Parque Kennedy, também conhecido como Parque Central de Miraflores, é um local muito interessante para os turistas. Além de ser uma ótima região para hospedagem, nos arredores da praça há muitos restaurantes, lojas e bares para se divertir. O parque funciona como um ponto de referência, sempre está florido e possui até feirinhas temáticas. É um bom local para ir tanto durante o dia quanto à noite, quando as redondezas estão cheias de jovens querendo se divertir. 

7.  A Praça de Armas de Lima, ou Praça Maior, é um dos pontos mais tradicionais para conhecer na cidade. Nela Francisco Pizarro fundou Lima e lá aconteceu uma das primeiras touradas. A partir dela você pode visitar os pontos turísticos do centro, como a Catedral, o Palácio do Governo e a Igreja de São Francisco. Tirar algumas fotos nessa praça, curtir o visual para os edifícios históricos ao seu redor e observar o movimento são de praxe. Esse é um lugar importante para a cidade e não pode ficar fora do seu roteiro. Escolha um dia mais tranquilo, como sábado ou domingo, para ir ao centro e não gastar muito tempo no trânsito. 

8. A Praça San Martín, no centro de Lima, foi construída para celebrar cem anos da independência. É uma praça florida onde as pessoas gostam de sentar, descansar e observar o movimento do centro. Nos arredores da praça estão alguns edifícios famosos, como o Gran Hotel Bolivar, e no meio da praça está um monumento a José de San Martín.

9. LarcomarOs shoppings muitas vezes podem ser parecidos: lojas, praças de alimentação, pessoas fazendo compras, sacolas cheias... no entanto, em Lima isso é diferente. O Larcomar é um shopping pouco comum e vale a pena conhecê-lo, não por causa de suas lojas, mas pelo visual.  O shopping foi construído em cima de um dos enormes barrancos de Miraflores e tem uma vista lindíssima para o Oceano Pacífico. É o lugar ideal para fazer uma refeição apreciando um belo visual ou tomar um café olhando o mar.

10.  O Parque do Amor, no distrito de Miraflores, é um dos melhores lugares na cidade para passar o fim de tarde e observar o bonito visual de Lima para o mar. Em cima de um barranco enorme e cheio de flores coloridas, o parque é o cenário perfeito para tirar fotos e namorar. No lugar está a estátua O Beijo, obra de Victor Delfín, e um grande muro ondulado cheio de frases famosas de artistas peruanos. Vale a pena conhecer!

11.  Huaca Pucllana é uma das atrações mais incríveis de Lima. Já pensou visitar um sítio arqueológico com pirâmide e tudo num dos bairros mais nobres da capital, em meio a edifícios residenciais? Em Lima isso é possível. O lugar vem sendo restaurado há mais de 30 anos e perdeu muito de seu espaço original, mas a parte que está conservada atualmente é suficiente para se ter ideia da grandiosidade e da inteligência que tinha o povo que lá vivia (os chamados limas).  

 

O lugar era um centro cerimonial e administrativo e foi todo contruído com adobe, um tijolo feito a mão. O sítio possui uma grande pirâmide, que não tem muito a ver com as pirâmides egípcias - trata-se de uma pirâmide sólida, mas que possui muita imponência.  Indicamos que você faça a visita guiada, pois só com ela será possível entender realmente como viviam os limas e quais eram as suas histórias. A visita guiada é gratuita, sendo necessário apenas pagar pela entrada do local.

12. Mercado Inca - Voltar do Peru sem trazer na mala algumas lembranças é praticamente impossível. Para quem quer fazer compras e arrematar presentes, o Mercado Inka é o lugar certo. Lá você encontrará uma grande variedade de tecidos, bolsas, camisas, joias e outros objetos para presentear.

13.  A Calle de las Pizzas, em frente ao Parque Kennedy, é uma rua que fica superanimada durante a noite. Como o nome diz, há diversas pizzarias no lugar, mas não fica apenas nisso: a rua tem várias boates e bares, sendo um local ótimo para passar a noite, conhecer pessoas diferentes e dançar um pouco.  Os arredores da rua e do Parque Kennedy também ficam cheios de jovens à noite, especialmente nos fins de semana. 

14. Museu do Ouro É um lugar que faz jus ao nome que tem e expõe diversas peças em ouro, dos mais diferentes tamanhos e utilidades. Há muitos objetos em ouro e, por haver tanto a observar, indicamos que a visita seja feita com um guia, a fim de selecionar as partes mais interessantes para ver do museu.  

 

São peças de todos os tamanhos: vasos, brincos, adornos, roupas, narigueiras, armas etc. Não deixe de observar as múmias, os detalhes dos tecidos e a principal peça, uma faca cerimonial feita em ouro e turquesa.  

 

Em cima do Museu do Ouro está uma exposição de armas com mais de 6 mil peças. A coleção foi feita por Miguel Mujica, que as reuniu desde criança. Você poderá observar todo tipo de armamento, desde armas pré-colombinas até as mais atuais.  Para conhecer ambos os museus está disponível um audioguia, mas, como são inúmeros os artigos em exposição, ele deixa o passeio cansativo.

15. A Catedral de Lima que se vê atualmente é a terceira igreja construída no mesmo terreno. Nela está o corpo de Pizarro, conquistador espanhol e importante figura para o povo peruano. Essa catedral possui diversas capelas, cada uma com uma decoração especial, e um altar singular, muito bem trabalhado, riquíssimo em detalhes. 

A visita ao lugar dá aos turistas o direito de conhecer o museu de arte religioso, que fica dentro da própria igreja. Fazendo o passeio completo você poderá conhecer partes da igreja que raramente estão abertas ao público, como a sacristia e a sala capitular. Há um acervo grande de objetos, livros e pinturas, todos relacionados a pessoas que participaram da igreja.

16.  El Mercado é um restaurante sempre presente na lista daqueles que viajam a Lima e querem fazer um roteiro gastronômico especial. É um local alegre, descontraído, com diversas opções no menu.

 

O couvert é simples, porém irresistível! O lugar não é barato, mas oferece bom custo-benefício, considerando a qualidade dos pratos e o serviço dos garçons.  Nossa sugestão é experimentar o ceviche mercado, mas há ainda opções como sanduíches; arroz verde com mero ; tacu tacu limeño ; pulpo a la parrilla .  Vale a pena visitar El Mercado, pois seus pratos são saborosíssimos e fazem valer a fama do restaurante.

 

17. Museu Larco Herrera É um dos mais importantes de Lima e um dos melhores da América do Sul para quem gosta de arqueologia. São milhares de peças expostas no museu e muitas outras guardadas em seu arquivo, que, diferentemente de grande parte dos museus, também expõe essa área aos seus visitantes.  A visita guiada vale a pena, principalmente para entender o contexto de cada objeto do lugar. 

 

Aproveite o museu para tirar fotos em seu interior e no exterior. No jardim, cheio de flores lindas, há um ótimo restaurante, perfeito para comer ou tomar um café no fim da tarde.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page