top of page

DICAS DO QUE FAZER EM FORTALEZA

1. Barracas de Praia – Você só saberá  que é uma barraca de praia quando for a Fortaleza, são dezenas delas, todas na praia do Futuro. As barracas de praia oferecem toda um infra-estrutura que vai deste ótimas refeições até massagem, salão de beleza e prayground. 

2. Beach Park – Quem vai a Fortaleza precisa reservar um dia para ir ao Beach Park, um excelente parque aquático. O parque abre às 11:00 e a entrada é aproximadamente R$80 por pessoa. É muito raro alguém ir lá e não gostar.

3. Quinta-feira é dia de caranguejo – em Fortaleza você até encontra caranguejo em outros dias, mas o dia que você come o melhor caranguejo é na quinta-feira. Neste dia todas as barracas de praia recebem o crustáceo. Os preços são bem variados mas não se preocupe, é mais barato do que você pensa.

4. Feirinha – Aqui não importa em que local de Fortaleza você está, a noite a feirinha é o point, tudo está em torno dela. A feirinha vende os mais diversos produtos feitos na região, como: roupas, artesanato, bolsas, comidas como castanha-de-caju, cachaça e bijuterias. Próximo a feirinha tem vários hotéis, restaurantes, ótimas sorveterias, boates, show de humor e muito mais.

5. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - A revitalização do bairro de Iracema se deve à inauguração, em 1998, do Dragão do Mar, um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows, galerias de arte... A programação trouxe o movimento, que incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, transformados em bares, restaurantes e casas noturnas. No Dragão estão ainda o Museu da Cultura Cearense, um museu com obras de arte popular; o Museu de Arte Contemporânea e o Planetário. 

6. Praia do Futuro - Preferida dos banhistas, a praia do Futuro ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da capital, com direito a areias fofas e claras, ondas fortes e dunas. Limpa e bonita, abriga ao longo de seu calçadão diversas barracas que oferecem duchas de água doce, cadeiras de praia e delícias da gastronomia regional. As mais conhecidas são as do Chico do Caranguejo, Itapariká (com boa estrutura para crianças e procurada pelas famílias) e Crocobeach (com piscina, sauna, lan house e até salão de beleza). As mais charmosas são a Vojnilô Praia e a Guarderia Brasil. Querendo sossego, siga para a barraca do hotel Vila Galé. Nas noites de quinta-feira acontecem as famosas caranguejadas da praia Praia do Futuro, além de shows de forró e humor. Fica a 11 quilômetros do Centro.

7. Fim da tarde em Iracema - As águas claras da praia de Iracema são poluídas, mas seu calçadão está sempre cheio de gente correndo, caminhando ou apenas contemplando o mar de ondas fortes. A grande quantidade de bares e de restaurantes garante burburinho dia e noite, mas é à tardinha que o movimento aumenta, principalmente na Ponte Metálica (ou dos Ingleses), uma plataforma que avança mar adentro e local perfeito para se despedir do sol.

8. Visita ao Theatro José de Alencar - Apreciar a fachada art nouveau do teatro, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, já vale a visita. O tour monitorado apresenta o interior do espaço - que manteve características da belle époque nos desenhos que enfeitam as frisas, os camarotes e as escadarias - além do jardim projetado por Burle Marx.

9. Centro de Artesanato do Ceará - O espaço tem artesãos de diversas partes do Ceará e muitos produzem suas peças - que podem ser exclusivas - aos olhos dos visitantes.

10. Ceará Show O espetáculo musical, que acontece no espaço de mesmo nome, é pontuado pelas riquezas e histórias do estado. Na trama, o personagem principal passeia por vários cenários representativos e viaja pelo Ceará, onde encontra pelo caminho ícones da cultura local, como a índia Iracema, de José de Alencar; Padre Cícero; Dragão do Mar; Jovita Feitosa; e o folclórico personagem juazeirense Seu Lunga. 

11. Mercado dos Peixes - Atrás do Mercado dos Peixes, na praia de Meireles, barracas preparam as delícias que os clientes compram nos boxes ao lado, como peixes, camarão, lagosta... O preço do preparo é quase simbólico e as barracas oferecem cerveja gelada, batidas e vista perfeita da praia e seus barquinhos de pescadores. Vá no fim da tarde para curtir o pôr do sol. O mercado foi reformado em 2016, ampliando o espaço, assim como as cozinhas - assim, as barracas podem preparar acompanhamentos como baião-de-dois. 

 

12. Arena CastelãoO estádio foi o primeiro do país (num total de 12)  a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014. Além da agilidade, a Arena Castelão foi exemplo de sustentabilidade, reutilizando o concreto da antiga construção para pavimentar o estacionamento. Com capacidade para 64 mil torcedores, o epaço tem como destaque a estrutura que cobre a arena: com revestimento termoacústico translúcido, proporciona uma sensação térmica agradável em função dos altos índices de insolação da capital cearense. 

 

Por lá fica o Espaço Cultural Etevaldo Nogueira, chamado de Museu do Castelão, dedicado à memória do futebol cearense. Há troféus, fotos, camisas, vídeos e outros recursos que contam a história do futebol no estado. O local conta com um "pé da fama" homenageando não apenas jogadores, mas outros profissionais da área como jornalistas e radialistas. Além do acervo, o equipamento permite visão privilegiada do campo.

13. Passeio Público - A visita à praça pode ser combinada com o passeio ao Theatro José de Alencar. Ou, com uma pedalada, uma vez que a rota das ciclovias passa bem pertinho para quem vem da Av. Beira Mar.  Em estilo neoclássico, a praça foi construída em 1890 e é bastante arborizada, com direito a uma discreta vista para o mar. No centro do jardim, o Café Passeio tem sempre uma bebida refrescante – e, aos sábados serve uma feijoada concorrida. Nos arredores ficam o Mercado Central e a Emcetur, com ótimos opções de compras.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page