top of page

DICAS DO QUE FAZER EM GRAMADO

1. Visitar a Rua Coberta - Um dos maiores pontos de interesse de Gramado. Chamada originalmente de rua Madre Verônica, a Rua Coberta  está localizada no coração da cidade e na frente do Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado, e próximo da Igreja São Pedro. A rua ganhou uma cobertura (por isso o nome “Rua Coberta”) e decoração com várias plantas pendentes. Aqui você e nas suas redondezas existem vários restaurantes e lojinhas, e os eventos acontecendo na rua são frequentes! É um lugar para ir várias vezes durante a viagem, seja para tomar um chocolate quente como para ver o movimento. 

2. Lago Negro - O Lago Negro é um lago artificial em Gramado, que fica cercado por árvores e arbustos de hortênsias. No lugar você pode alugar um pedalinho e aproveitar para fazer um passeio tranquilo. É uma boa opção de passeio para quem procura um programa simples e romântico. No final de novembro/dezembro, ápice da florada das hortênsias, o visual do lago fica ainda mais lindo, cercado por milhares de flores com tons entre o azul e roxo! 

3. Mini Mundo - Parque a céu aberto que tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores do que as construções originais. O parque começou como uma distração e hoje é um dos lugares mais visitados da cidade, com diversos cenários curiosos do nosso cotidiano. Por lá você encontrará uma réplica da Usina do Gasômetro (Porto Alegre), o Neuschwanstein Castle (Alemanha), Museu Paulista (São Paulo), Aeroporto de Bariloche (Argentina) e muito mais! Quem fica no hotel Ritta Höppner, pertencente à família dona do parque, não paga o ingresso. Nossa dica para quem visita o lugar é procurar pelo Nelson, que faz um passeio guiado e gratuito mostrando vários detalhes que não conseguiríamos observar sozinhos. Não é um programa apenas para crianças pessoas de qualquer idade podem aproveitar!

4. Igreja São Pedro - Localizada na Av. Borges de Medeiros, a Igreja Matriz São Pedro foi construída a partir de 1917 e grande parte de sua estrutura é de pedra. A igreja tem vários vitrais e sua torre possui 44 metros de altura. Ao seu lado fica a a Fonte do Amor Eterno, uma fonte onde casais apaixonados deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor. Durante o Natal a igreja recebe uma iluminação especial e no Réveillon a área ao redor da igreja é ideal para observar os fogos. 

5. Passear pela Borges de Medeiro e Centro - A Avenida Borges de Medeiros é uma das principais vias de Gramado e um lugar ótimo para passear a pé, ver lojinhas ou fazer algumas compras. Nessa rua você encontrará lojas de lembranças, roupas, calçados e restaurantes ou poderá simplesmente sentar-se em um banquinho observando o movimento da cidade. Nessa via também fica o Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema de Gramado.

6. Natal de Luz em Gramado - O Natal Luz de Gramado, que costuma ocorrer entre dezembro e janeiro, é o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo. Além da cidade ficar toda enfeitada para o Natal, acontecem várias apresentações musicais e teatrais em palcos montados pela cidade. O evento é enorme, emocionante e aborda temas bem variados, sempre focado em reascender nos adultos e crianças a magia dessa época tão especial. Escrevemos mais sobre o Natal Luz aqui e aproveitamos para reforçar a dica de comprar seus ingressos com antecedência para garantir bons descontos. Canela, embora mais tímida em relação aos seus festejos de natalinos, celebra um evento chamado Sonho de Natal, que é mais uma atração ótima para quem viaja no fim do ano para a cidade. 

7. Gramado Zoo - O Zoológico de Gramado foi criado em 2008 com um conceito um pouco diferente dos demais. Ele possui apenas animais da fauna brasileira e procura recriar o habitat natural do animal. O lugar também resgata animais em situações de risco, realiza pesquisas e oferece informações sobre os animais, seus hábitos e origens, também como maneira de incentivar a preservação. Gramado parece um lugar improvável para ter um zoológico, mas a atração é tão diferente que é considerada pelos leitores do Tripadvisor como o melhor zoo da América do Sul.

8. Le Jardin - O Le Jardin é um parque da lavandas, que tem como objetivo mostrar a beleza de suas espécies de lavanda e incentivar os benefícios que suas propriedades podem trazer. No lugar são encontradas diferentes espécies de lavanda, que florescem entre outubro, e jardins com outras espécies variadas que ficam floridas o ano inteiro. O Le Jardin tem entrada gratuita, possui uma loja temática e restaurante onde pode-se tomar um chá ou comer um strudel. É um passeio gostoso para quem aprecia a natureza e procura um programa tranquilo, de contemplação. 

9. Snowland - Atração relativamente recente, inaugurada no final de 2013 e que desperta a curiosidade de muitos viajantes porque é bastante diferente. O lugar funciona como um complexo de diversões fechado, em que o foco são atrações com neve. Ele é o primeiro parque de neve indoor na América Latina e possui uma “Montanha de Neve” artificial com pista para praticar esqui e snowboard, descida de boia na neve, aluguel de moto na neve, além de um simulador 3D e pista de patinação. É um lugar para toda a família, mas como é preciso pagar para entrar no complexo e outras atrações são pagas à parte, muitas vezes a brincadeira não sai barata. É uma excelente atração para um dia de chuva, afinal, o lugar é todo fechado. O estabelecimento oferece roupas e calçados de frio para ficar na área da Montanha, onde faz até temperatura negativa; recomendamos, porém, que você já vá com uma roupa quente para não sentir frio em demasia.

 

10. Praças das Etnias -  na região central da cidade, a Praça das Etnias recebeu esse nome por representar as diferentes culturas que colonizaram Gramado. A praça tem um local onde você pode comprar artesanato e na Casa do Colono, são vendidas várias comidas artesanais produzidas pelos imigrantes e seus descentes. Não deixe de ir ao lugar para comprar uma cuca, pão muito apreciado pelos moradores da região! 

11. Fábrica de Chocolate - Gramado não é uma cidade para fazer dieta e isso fica evidente quando você descobre a quantidade de fábricas de chocolates artesanais que lá existem. São várias fábricas, a concorrência é grande e cada uma delas procura uma maneira de incentivar o turismo. Geralmente essas fábricas abrem suas portas para receber turistas e mostrá-los como é o processo de produção do chocolate, como funcionam as máquinas, quais os ingredientes utilizados na criação de seus doces e algumas possuem um espaço temático. Entre as principais fábricas da cidade estão a Lugano, Florybal, Prawer, Planalto e a Caracol, que tem uma atração chamada Reino do Chocolate, que conta a história do chocolate. Para quem está sem carro, basta ligar para as fábricas que elas buscam os clientes para uma visita! 

12. Mundo de Chocolate - Ainda não tão popular, o Mundo do Chocolate é uma criação da fábrica de Chocolates Lugano. O local oferece uma volta ao mundo através de uma exposição de réplicas de monumentos famosos feitos todos com chocolate. O museu ainda não tem tantas esculturas, mas algumas das que possui são impressionantes, as réplicas de animais, a réplica da Esfinge, e uma escultura da Torre Eiffel com 4,20m – toda de chocolate! Quem vai ao lugar também pode conhecer um pouco do processo de produção do chocolate e experimentá-lo. 

13. Museu de Cera Dreamland - Um museu de cera que possui réplicas de cera de diversos artistas e personagens conhecidos internacionalmente. É um lugar divertido e com várias réplicas, mas que divide opiniões. Quem já visitou os museus Madame Tussaud provavelmente ficará decepcionado com as réplicas, mas para quem nunca esteve em um museu desse tipo, gosta de tirar fotos engraçadas ou está acompanhado por crianças poderá curtir o passeio. 

14. Harley Moto Show - Bar super decorado e colorido, que tem diversas motos Harley Davidson fazendo parte de sua decoração. O lugar é bacana para quem quer tomar uma bebida, mas vale mais a pena visitá-lo como um museu. É uma atração para quem gosta de velocidade e quer admirar motos tão poderosas de perto. 

15. Hollywood Dream Cars - Não é todo dia que temos a oportunidade de admirar carros antigos e bem conservados e em Gramado isso é uma realidade. O Hollywood Dream Cars reúne dezenas de carros antigos em ótimo estado de conservação. É um passeio muito interessante para quem gosta de veículos antigos e de ver carros tão estilos que muitas vezes aparecem em filmes de Hollywood. 

16. Super Carros - Se no Hollywood Dream Cars a ideia é ver carros antigos, no Super Carros o cenário é bem mais moderno. A coleção do lugar é de carros novíssimos e com motores muito poderosos, só que além de poder apenas contemplá-los o lugar também funciona como uma “locadora” e permite aluguel de carros como Ferrari, Porsche, Camaro e Lamborghini. É uma boa oportunidade para ver mais de perto aquele carros dos sonhos e até ter o prazer de dirigir um deles!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page