
DICAS DO QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA - CE
1. Passear de bugue - Há dois passeios principais de bugue para fazer em Canoa Quebrada: O passeio de bugue pelas dunas pode ser feito com qualquer maré e leva a uma lagoa onde se pode fazer esquibunda e tirolesa. É muito procurado para assistir ao pôr do sol do alto da duna. Dura cerca de uma hora e meia.
Já o passeio de bugue até a Ponta Grossa, a 50 km, vai pela praia, e por isso só pode ser feito na maré baixa. Ao longo do percurso, a paisagem alterna praias desertas, lagoas, dunas, coqueirais, aldeias de pescadores e falésias de variados tons - do branco ao bordô. Na praia de Majorlândia as formações ganharam esculturas gigantes moldadas pelo artista Toinho da Areia. Aproveite a parada para comprar o artesanato típico da região - as garrafinhas com desenhos de areia colorida. O passeio dura cerca de duas horas e meia.
2. Visitar as Praias - De Canoa Quebrada à divisa com o Rio Grande do Norte são 75 quilômetros de praias emolduradas por falésias coloridas, coqueirais e vilas de pescadores. Os passeios de bugue percorrem boa parte do trecho. Não deixe de fora do roteiro uma visita à Ponta Grossa, com as mais belas formações da região. Para quem busca agito, o canto esquerdo da praia que dá nome à vila é o mais movimentado, com barracas super estruturadas. Caso o intuito seja fugir do burburinho, caminhe para a direita, onde o cenário é rústico e quase deserto.
3. Majorlândia - São muitas as atrações de Majorlândia, a oito quilômetros de Canoa. Na vila dos pescadores encontra-se o típico artesanato da região: as garrafinhas com desenhos feitos em areia colorida. À beira-mar, as barracas cercadas por coqueirais e falésias ornamentadas servem petiscos típicos.
4. Passear de Jangada - Esta experiência é imperdível. As jangadas ficam na praia, à espera dos turistas e o passeio dura em média 30 minutos. Ao se distanciarem aproximadamente 1,5 Km mar adentro, os jangadeiros nos encorajam a dar um refrescante mergulho nas águas cristalinas e profundas (vestindo coletes salva-vidas, claro). Muito gostoso. Inesquecível!
5. Descer a tirolesa - É muito bom, acontece no meio do passeio de bugue e transmite uma agradável sensação de liberdade, a travessia é segura, apesar de parecer que vamos aterrissar no lago ou não conseguir parar devido a velocidade obtida ao longo do trajeto. Depois é só aguardar a condução até o ponto inicial. A maior tirolesa entre dunas do Ceará tem 300 metros de extensão e costuma fazer parte do roteiro dos passeios de bugue e de quadriciclo. A aventura termina dentro de uma lagoa e, para voltar à base, um carrinho reboca a turma. Quem preferir ficar lá embaixo, a barraca Oásis oferece infraestrutura na beira da água.
6. Voar de Parapente - Os voos, que podem ser duplos ou triplos, acontecem no mirante que fica no final da Brodway, perto da praça da igreja. Os passeios começam ao meio-dia, sobrevoam as falésias e têm duração entre 10 e 15 minutos, dependendo da condição do vento. Uma dica: vá no final da tarde, para apreciar o pôr do sol das alturas.
7. Noite na Broadway - A noite rola no calçadão da Broadway, repleta de restaurantes, bares e boates. O aquecimento começa volta da meia-noite nas barraquinhas de bebidas no final da rua. Mais tarde, é só decidir o som que se quer ouvir para escolher em qual casa entrar e dançar até o dia amanhecer - as opções vão do forró ao tecno. Nas noites de lua cheia o movimento se transfere para a praia, com luaus e festas - os mais concorridos acontecem em frente à barraca Freedom.
8. quadriciclo nas Dunas - O passeio circula entre as dunas e pode ser feito no final do dia por conta do sol e calor. O tour começa pela beira-mar e segue dunas acima. No caminho, paradas no parque eólico e no Sítio Cumbe para apreciar o visual; e também na tirolesa.